Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Receita de bolo fofo de laranja e erva-cidreira


Ingredientes
180 g de açúcar
140 g de açúcar em pó
120 g de farinha
90 g de fécula de batata
60 g de manteiga sem sal
6 Ovos
2 laranjas médias
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de erva cidreira
1 pitada de sal
Papel vegetal

Doses: 6 pessoas

Modo de Preparação
Ligue o forno a 175ºC e forre o fundo de uma forma com papel vegetal. Pique muito finamente a erva-cidreira, raspe a casca às duas laranjas e esprema o sumo a uma delas até obter cerca de 6 colheres (sopa).
Bata os ovos com o açúcar, o mel e a pitada de sal até ficar uma mistura volumosa e esbranquiçada. Junte a raspa de laranja e a erva-cidreira e bata durante mais 10 minutos. Adicione a farinha peneirada com a fécula de batata e envolva cuidadosamente. Misture a manteiga derretida com 2 colheres (sopa) do sumo de laranja, junte à mistura e envolva delicadamente. Verta na forma e leve ao forno durante 40 minutos ou até o bolo bem cozido e douradinho. Depois desenforme e deixe arrefecer.
Misture o açúcar em pó com o resto do sumo de laranja, mexa até obter um creme liso, verta sobre o bolo e deixe secar. Descasque a restante laranja, separe-lhe os gomos sem as sementes e peles brancas, disponha sobre o bolo e sirva.

Notas
Fécula de batata
Rica em amido e sem glúten, já que não provém de nenhum cereal, a fécula de batata substitui ou complementa muito bem a farinha de trigo na confecção de muitas sobremesas. Geralmente vende-se em embalagens de 250 gramas.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos