Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Receita de trifle de frutos vermelhos e banana


Ingredientes (para 8 pessoas):
1\2 bolo mármore Confiserie Firenze
350 g de morangos congelados Green Grocer’s
180 g de framboesas congeladas Green Grocer’s
230 g de açúcar
1 limão
100 g de mirtilos
2 bananas
4 dl de natas para bater Lactolus
Chocolate para culinária q.b.

Creme:
5 dl de leite meio-gordo Lactolus
1 casca de limão
2 colheres (sopa) de farinha Castello
150 g de açúcar
4 gemas

Preparação:
Aprox. 30 minutos + tempo de arrefecimento e de frio
Deite os morangos e as framboesas congeladas para um tacho, junte o sumo de meio limão e 150 g de açúcar. Leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer.
Prepare o creme: Leve ao lume um tacho com o leite e a casca do limão e deixe ferver. Numa tigela, misture as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara. Acrescente a farinha, o leite já morno e em fio, mexendo sempre. De seguida passe esta mistura pelo coador de rede fina para um tacho. Leve ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Quando obtiver um creme liso, retire do lume e deixe arrefecer.
Corte o bolo mármore em pequenos pedaços e coloque metade no fundo de uma taça de vidro transparente. Cubra com uma camada do preparado de frutos vermelhos, metade dos mirtilos e as bananas cortadas em rodelas. Regue com o sumo da outra metade do limão, cuba com metade do creme e repita a operação. Reserve no frio.
Bata as natas com 80 g de açúcar até ficarem firmes, espalhe-as por cima da última camada de creme e decore com raspas de chocolate. Sirva fresco.

Sabia que...
…pode conservar a calda de frutos vermelhos no frigorífico durante vários dias, utilizando-a posteriormente como compota. Neste caso, o sumo do limão funciona não só como conservante, mas também como fixador da cor.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos