Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

Receita de tentação de Laranja



Ingredientes para 7 pessoas:
500 g de pão de ló tradicional
5 dl de sumo de laranja natural
6 ovos
2 c. sopa de farinha
200 g de açúcar
2 laranjas
4 c. sopa de açúcar para cristalizar a casca da laranja

Preparação:
Aprox. 50 minutos
Com a ajuda de um descascador retire uma casca fina às laranjas. Corte essa casca em tiras, também finas, e deite-as para um tacho. Junte água fria até as cascas ficarem cobertas e leve-as lume até a água ferver.
Escorra a água e deite de novo no tacho. Junte 1 dl de água e 4 colheres de sopa de açúcar. Leve ao lume e deixe ferver até o açúcar começar a fazer bolinhas. Retire e escorra, mas aproveite o molho.
Prepare o creme: separe as gemas das claras, deite as gemas para uma tigela, junte-lhes 50 g de açucar e mexa bem. Acrescente a farinha, mexa e junte o sumo de laranja aos poucos, mexendo sempre.
Deite a mistura para um tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer. retire o sumo às laranjas das quais retirou a casca, corte o pão-de-ló em pedaços pequenos e espalhe-o num prato fundo, tipo pirex. Regue-o com o sumo de laranja e espalhe o creme por cima. Deixe a arrefecer.
Ligue o forno a 180º. Bata as claras em castelo e junte o açúcar os poucos, batendo sempre até as claras ficarem bem duras e brilhantes. Ponha em cima do creme montinhos de claras e leve ao forno até ficarem douradinhas. Retire, decore com a casca de laranja e sirva decorado a gosto.

Dica: Se preferir, pode substituir o creme de laranja por um leite creme aromatizado com casca de laranja. Ponha o prato com o creme no congelador, durante 15 minutos, antes de colocar as claras. Quando retirar do forno e servir, o creme deve estar bem fresco.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos