Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

Receita de gratinado de Natal com bacalhau, camarão e requeijão


Ingredientes
Bacalhau dessalgado em lascas: 1 kg
Camarão limpo e grelhado: 1 kg
Requeijão: 4 colheres de sopa
Batatas asterix: 1,5 kg
Alho-poró fatiado: 1
Azeite: 3 colheres de sopa
Creme de leite: 100 ml
Manteiga: 2 colheres de sopa
Azeitona picada: 100 g
Leite: 500 ml
Noz-moscada: a gosto
Farinha de trigo: 2 colheres de sopa
Caldo de peixe: 1 cubinho

Preparação
Para fazer o puré:
Cozinhe 1 kg de batatas, escorra e esprema. Em uma panela, acrescente a manteiga, a batata espremida e o creme de leite. Mexa acrescentando a noz-moscada, o sal e a pimenta, a gosto.

Para fazer o bacalhau refogado:
Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho-poró, o bacalhau e a azeitona. Refogue e acrescente salsinha e sal, se necessário. Se o bacalhau ficar muito seco, acrescente algumas colheres de água. Grelhe o camarão e acrescente o requeijão. Mexa até ficar homogêneo.

Para fazer o molho branco:
Em uma panela, coloque manteiga e meia cebola picada e refogue. Em seguida, acrescente a metade do leite, o cubo de caldo de peixe e deixe ferver. Passe no coador fino e volte para a panela. Misture com a farinha de trigo a outra metade do leite e acrescente na panela até engrossar. Corrija o sal, se necessário. Com um cortador de batatas em lâminas, fatie as batatas e reserve.

Montagem do gratinado de Natal com bacalhau, camarão e requeijão:
Em uma travessa, monte da seguinte forma: molho branco, purê, bacalhau, purê, camarão, e vá intercalando até finalizar a travessa. No final, coloque uma camada de molho e monte as batatas fatiadas por cima. Pincele manteiga nas batatas para finalizar. Coloque no forno a 200ºC por 25 minutos.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos