Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lombo de bacalhau cozido em azeite com citrinos e batata migada com alho e grelos


Ingredientes
Batata migada
Grelos arranjados: 200 g
Batatas para assar: 600 g
Sal grosso: 500 g
Alho picado: 2 dentes
Azeitonas galegas descaroçadas e picadas grosseiramente: 40 g
Bacalhau
Bacalhau demolhado ultracongelado: 4 lombos
Azeite: 1 l
Vidrado de laranja: 1/2
Vidrado de limão: 1/2
Vidrado de lima: 1/2
Alho: 1 cabeça
Louro: 4 folhas
Alecrim: 1 ramo
Tomilho: 1 ramo

Preparação
Descongele os lombos de bacalhau de um dia para o outro, no frigorífico.
Lave bem as batatas. Num tabuleiro de forno, coloque as batatas já lavadas e compele. Cubra as batatas com sal grosso e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 45 minutos, aproximadamente (o tempo vai variar consoante o tamanho e qualidade da batata). Retire do forno, sacuda o sal das batatas e descasque-as. Migue as batatas com um garfo e reserve-as quentes.
Escalde os grelos em água a ferver temperada com sal durante 2 a 3 minutos e arrefeça-os, de imediato, em água com gelo e sal. Escorra bem os grelos e pique-os grosseiramente com uma faca. Reserve.
Num tacho, coloque os lombos de bacalhau já sem as espinhas laterais, o azeite e os aromáticos (vidrado de laranja, vidrado de limão, vidrado de lima, a cabeça de alho cortado ao meio, louro, alecrim e tomilho). Coza o bacalhau em lume brando sem deixar passar os 80ºC (o azeite não pode ferver). O bacalhau está pronto quando estiver bem lascado e quando, ao atravessá-lo com uma aguilha ou com um palito, não sentir muita resistência.
Numa frigideira antiaderente, num fio de azeite, salteie os grelos. Junte o alho picado, envolva bem e acrescente a batata migada e um pouco do azeite de cozedura do bacalhau. Por fim, junte as azeitonas e envolva bem.
Sirva o bacalhau com a batata migada com alho, grelos e azeitonas. Finalize com um bom fio de azeite.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos