Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Receita de Arroz de amêijoas



Ingredientes:
 1 kg de amêijoas
 400 g de arroz agulha ou vaporizado
 1 cebola
 2 dentes de alho
 5 colheres (sopa) de vinho branco
 4 colheres (sopa) de azeite
 1 colher (sopa) de açafrão em pó
 1 raminho de coentros
 Sal e piripiri em pó q.b.

Preparação:
Demolhe atempadamente as amêijoas em água. No dia, leve uma frigideira larga ao lume com 2 colheres (sopa) de água, junte as amêijoas escorridas, tape e deixe cozinhar até abrirem. Retire o miolo das amêijoas, deixando 10 ou 12 com casca. Passe o caldo pelo passador de rede, deite-o num tacho, acrescente mais água até perfazer 9 dl, leve ao lume e deixe aquecer.
Descasque e pique finamente a cebola e os alhos, deite os alhos num tacho, adicione o azeite, leve ao lume e deixe refogar 3 minutos. Junte a cebola e os talos dos coentros picados finamente, deixe refogar mais 10 minutos, adicione depois o açafrão e o arroz, mexa e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte então o vinho branco, mexa bem, acrescente os 9 dl de caldo quente, deixe ferver, tempere com sal e piripiri, mexa, reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
Adicione então o miolo de amêijoa por cima do arroz, deixe ferver mais 1 minuto, apague o lume, tape e deixe repousar durante cerca de 5 minutos. Passe depois um garfo para soltar o arroz e sirva com as amêijoas com casca que reservou e decorado com as folhas dos coentros e também com tiras de pimento morrone se gostar. No emprego, aqueça bem no microondas.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos