Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Receita de Açorda de marisco


Ingredientes:
 400 g de pão de mistura ou alentejano com um dia
 400 g de amêijoas frescas e limpas
 300 g de lingueirão fresco e limpo
 200 g de miolo de camarão
 1 cebola
 4 dentes de alho
 1 lata pequena de tomate pelado
 1,5 dl de azeite
 1 folha de louro
 1 ramo de coentros ou salsa picada
 Sal e picante q.b.


Preparação:
Corte o pão em pedaços, deite-os para uma tigela e cubra com água fria. Lave as amêijoas e o lingueirão, deite-os para um tacho, tape, leve ao lume e deixe cozinhar até abrirem. Deite para um prato com a ajuda de uma escumadeira, retire a casca ao lingueirão mas deixe alguns inteiros para decorar. Passe a água que largaram por um passador de rede muito fina ou por um pano e reserve.
Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o tomate pelado picado com o molho, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte o louro, o miolo de camarão e a água de cozinhar as amêijoas e o lingueirão e deixe ferver.
Escorra bem o pão entre as mãos, junte-o ao tacho, mexa bem até ferver, rectifique o sal, tempere com picante a gosto e mexa até ficar uma mistura homogénea. Junte o miolo de lingueirão e as amêijoas com a casca, misture, deixe ferver, adicione os coentros ou a salsa picada e sirva quente decorado com os lingueirões com a casca.

Receita retirada daqui
Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos