Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Receita de Semifrio de Morango


Ingredientes para 12 pessoas:
750 gr de morangos + 250 gr de morangos para guarnecer
2 dl de natas
3 claras
6 folhas de gelatina + 4 folhas
1 base de pão-de-ló com 1 cm de espessura
1 limão
150 gr de açúcar + 50 gr
½ cálice de “Kirsch” diluído em 1 dl de calda de açúcar

Preparação
Para esta tarte, o ideal seria um aro amovível, sem base. Não tendo este, usar uma forma com fecho. Preparar o pão-de-ló no dia anterior numa forma de 24 centímetros de diâmetro. Recortar um disco de pão-de-ló para cobrir o fundo da forma.

Com um pincel, embeber o pão-de-ló com a calda de açúcar e o Kirsch misturados. Pôr ao lume uma caçarola com 150 gramas de açúcar e o sumo de limão filtrado. Deixar ferver dois minutos. Amolecer em água seis folhas de gelatina, mais as outras quatro separadamente.

Incorporar as seis folhas de gelatina na calda do açúcar. Bater as claras em castelo. Incorporar a calda de açúcar em fio. As claras aumentarão para o dobro. Quando começarem a fazer cavalinhos, está pronto o merengue. Passá-lo para uma tigela e deixar arrefecer.

Triturar os morangos num copo liquidificador. Passá-los por um passador de nylon ou inoxidável para retirar as grainhas.

Dividir em duas partes: 450 gramas para um lado e 300 gramas para outro. Bater as natas bem frias (varas e recipiente 15 minutos antes no congelador).

Incorporar o sumo dos 450 gramas de morango e o chantilly no merengue. Os movimentos devem ser delicados, de baixo para cima. Verter esta mousse em cima do pão-de-ló.

Nivelar a superfície e levar ao congelador durante 15 minutos. Diluir as 4 folhas de gelatina em lume brando, com um pouco de sumo de morango.

Açucarar os 300 gramas de morangos com o restante açúcar e incorporar a gelatina. Mexer bem e verter em cima da mousse.

Levar ao frigorífico durante três horas, ou melhor, de um dia para o outro. Servir com morangos frescos.

Receita retirada daqui

Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos