Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Receita de Bolo de Laranja




Ingredientes
Para o Bolo:
4 ovos
400 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
200 ml de sumo de laranja
100 ml de leite
25 ml de licor de laranja
1 colher de sopa de fermento, em pó

Para o Recheio:
200 ml de sumo de laranja
50 g de manteiga
1 colher de sopa de maisena
1 1/4 chávena de chá de açúcar
4 ovos

Para a decoração e montagem:
2 laranjas, em rodelas
1 kg de açúcar
700 ml de água
500 ml de natas frescas

Preparação
Do Bolo:
Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Separe as claras das gemas e bata-as em castelo. Acrescente as gemas, uma a uma, dando intervalos de no mínimo 30 segundos entre cada adição. Comece a acrescentar o açúcar, aos poucos, com uma colher de sopa. É muito importante seguir este processo com paciência, pois se o açúcar for despejado muito rapidamente, as claras abaixarão e o bolo se perderá. Deixe o creme bater por alguns minutos enquanto os líquidos são aquecidos. Coloque o leite num recipiente e leve ao lume alto para ferver. Acrescente o leite quente à massa na batedeira. Agora ferva o sumo de laranja. Acrescente o sumo quente à massa, alternadamente com a farinha de trigo. Bata por mais alguns instantes. Coloque o licor, o fermento em pó e desligue a batedeira. Coloque a massa numa forma redonda, de fundo falso (22 cm), untada com manteiga e farinha. Leve o bolo ao forno pré-aquecido e deixe cozer por 50 minutos ou até que fique pronto. Enquanto o bolo está no forno, comece a preparar o recheio. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer.


Do recheio:
Coloque o sumo de laranja e a manteiga numa panela pequena e leve ao lume baixo para aquecer. Coloque a maisena, o açúcar e os ovos num recipiente e misture bem. Reserve. Retire o sumo de laranja do lume e deixe arrefecer. Acrescente o sumo de laranja, aos poucos, na mistura com os ovos e mexa bem. Separe dois recipientes (um maior e outro menor) para o banho-maria. Coloque a mistura dos ovos dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria – o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. Deixe o creme cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, ou até que tenha ficado bem espesso. Retire o creme do lume e leve ao frigorifico para arrefecer. Reserve.


Para a decoração e montagem:
Lave bem as laranjas sob água corrente e corte-as em rodelas finas. Coloque a água e o açúcar numa panela média e leve ao lume alto para ferver. Abaixe o lume e acrescente as rodelas de laranja. Deixe as rodelas cozinharem por 15 minutos ou até que a casca comece a ficar marrom. Ligue o forno em temperatura baixa (100 graus). Retire as rodelas da calda e deixe escorrer bem. Distribua as rodelas num tabuleiro e leve ao forno baixo por 10 minutos ou até que as rodelas comecem a secar. Retire as rodelas do forno e coloque sobre uma superfície limpa. Reserve. Comece a montar o bolo: faça 2 cortes horizontalmente no bolo, formando 3 partes. Coloque uma porção de bolo sobre um prato e acrescente metade do recheio de laranja. Espalhe o recheio por toda a superfície do bolo. Acrescente outra porção de bolo sobre o recheio. Aperte delicadamente. Acrescente o recheio restante sobre a outra camada de bolo. Finalize com a última porção de bolo e aperte bem. Leve o bolo ao frigorifico por, no mínimo, 30 minutos. Coloque as natas numa batedeira e bata até que fique em chantily. Cuidado para não bater demais pois as natas podem-se transformar em manteiga.
Retire o bolo do frigorifico para decorar. Com uma espátula, pegue uma porção de chantilly e cubra a lateral do bolo. Procure seguir sempre o mesmo sentido ao espalhar para evitar que farelos de bolo sujem o creme. Faça o mesmo sobre a superfície do bolo.
Coloque as rodelas de laranja reservadas, na lateral do bolo. Pressione levemente a laranja contra a parede do bolo para as fixar bem.

Postar um comentário

Postagens populares

Recomendamos